Brasil na Euroliga com Clarissa dos Santos
Atuação de gala da brasileira garantiu vaga do time europeu no torneio continental
**Antes de tudo, um esclarecimento: o Beta Basket tem como objetivo facilitar o acesso e o entendimento do basquete feminino. Vamos abordar essa relação entre WNBA e Europa de maneira bem didática a fim de informar quem já acompanha e instigar a curiosidade de quem não está familiarizado com a modalidade.**
Olá amigos, tudo bem?
Esclarecimento sobre a ausência da semana passada: mudança. Eu, minha esposa, nosso cachorro e nossa gatinha colocamos nosso apartamento inteiro em uma minivan e pegamos oito horas de estrada, de Nova York para o interior de Ohio. Tivemos que fazer isso por consequência do COVID-19, já que nós duas perdemos nossos empregos durante a pandemia e vamos passar um tempo com a família dela. Enfim, toda essa troca de estado e casa levou tempo, noites sem dormir e até mesmo dormir no chão da sala sem colchão. É, amigos, nada fácil! Mas está tudo bem e agora que nos ajeitamos no endereço novo voltamos com as atividades.
Para compensar a falta de edições da última semana, vamos ter algumas extras nesse ciclo. Hoje teremos a cobertura do classificatório da Euroliga, feita pela Isabella Mei. O texto ficou pronto no mesmo dia, mas por conta de toda a transição não pude enviar. Amanhã, vocês recebem a Parte 3 sobre a relação da WNBA com a Europa.
Leia: Tudo sobre a relação WNBA e Europa - Parte 1 | Tudo sobre a relação WNBA e Europa - Parte 2
E vamos de classificadas!
Na última quarta-feira, dia 28 de outubro, não teve vez para o DVTK Miskolc, da Hungria: o time turco Izmit Belediyespor saiu campeão do confronto de forma avassaladora, por 68 a 85 pontos. Para o orgulho dos nossos corações verde-e-amarelo, a cestinha do jogo foi a brasileira Clarissa dos Santos, com 20 pontos e 17 rebotes. Pelo lado do Miskolc, Kristine Vitola foi a maior pontuadora, também com 20 pontos.
Apesar de um ataque consistente das húngaras no começo da partida, e da dificuldade criada por Vitola dentro do garrafão, o Izmit conseguiu a vantagem no final do primeiro quarto devido ao trabalho bem feito de Erica Wheeler. O time turco assumiu uma postura dominante até o final do jogo, com aproveitamento de 49% nas bolas de três, 43 rebotes e 8 roubos de bola.
Foi no final do segundo quarto que o Miskolc pareceu perder o ritmo, comprometendo a marcação no perímetro para tentar defender o garrafão, além da queda em jogadas ofensivas. E não teve mais jeito: no terceiro quarto, mesmo com Kristine Vitole e Chanel Mokango jogando juntas para aliviar a pressão de Clarissa dentro do garrafão, o Izmit já alçava a vitória.
Já com o placar definido em 85 a 68, faltando apenas um minuto para o final da partida, o time turco colocou em quadra as cinco jogadoras que ainda não tinham pontuado para dar o gostinho da vitória para todas. Tirou onda e garantiu seu lugar no grupo A.
Com esse resultado, os grupos da Euroliga ficaram definidos da seguinte maneira: