Tudo sobre a relação WNBA e Europa - Parte 2
E a oportunidade de financiar um projeto de basquete feminino
**Antes de tudo, um esclarecimento: o Beta Basket tem como objetivo facilitar o acesso e o entendimento do basquete feminino. Vamos abordar essa relação entre WNBA e Europa de maneira bem didática a fim de informar quem já acompanha e instigar a curiosidade de quem não está familiarizado com a modalidade.**
Olá amigos, tudo bem?
Bem-vindos à segunda parte do nosso overview sobre a relação da WNBA com a Europa. Se você acompanha a newsletter semanalmente sabe que, depois da WNBA, a Europa é o palco principal do basquete feminino, com grandes nomes não só dos Estados Unidos, mas de vários outros países, inclusive do Brasil.
Na terça-feira fizemos uma análise sobre os aspectos extra-quadra que levam jogadoras a atuar o ano inteiro sem pausa e as consequências a longo prazo. Também trouxemos uma entrevista com Fabio Jardine, agente com vasta experiência no mercado de basquete feminino.
Leia: Tudo sobre a relação WNBA e Europa - Parte 1
Hoje vamos para as quadras, com informações práticas sobre a Euroliga. Na Parte 3 será a vez da Eurocopa
Mas antes, eu tenho uma novidade para vocês…
Financiamento Coletivo (Crowdfunding)
A partir dessa semana o Beta Basket passa a ter Financiamento Coletivo para quem pode e está disposto a colaborar com o desenvolvimento desse trabalho. Escolhi o Patreon como plataforma de contribuição, pois moro nos Estados Unidos e o objetivo principal é encontrar investimento corporativo de longo prazo. Porém, isso não é uma realidade no momento, então vou contar com a colaboração de pessoas que tem interesse e recursos para investir no projeto.
- Invista no Beta Basket no Patreon -
Independente do sucesso ou não do financiamento coletivo, a newsletter e todo conteúdo que produzo online seguirá GRATUITO! Não vou tirar dinheiro ou informação de ninguém.
A ideia é transformar o Beta Basket em um site completo e bilíngue sobre basquete feminino, capaz de pagar contribuidores, começar um podcast, organizar lives, promover cobertura nas redes sociais e oferecer benefícios e prêmios físicos para os leitores. Tudo isso em tempo integral, o que demanda tempo e recursos. O primeiro eu tenho, mas o segundo está em falta desde julho, quando fiquei desempregada.
Vocês, leitores, acompanham o meu trabalho, muitos há anos, e sabem do meu compromisso e respeito com o basquete feminino e o jornalismo. O Brasil tem uma demanda por cobertura profissional da modalidade que ainda não foi encontrada, mas precisa ser atendida. Além disso, é preciso incentivar meninas e mulheres e escrever e falar sobre o esporte. Por isso, a equipe do Beta Basket SEMPRE será composta exclusivamente por pessoas que se identificam como do sexo feminino ou não binário, no nascimento ou não.
Se você não pode colaborar financeiramente (o que é completamente compreensível devido à conversão do dólar para o real e a atual situação econômica), a melhor maneira de ajudar é compartilhando a newsletter para que mais pessoas se inscrevam. E se você tem uma empresa ou conhece alguém que possa investir, or favor, passe adiante.
- Invista no Beta Basket no Patreon -
Euroliga 2020-2021
A Euroliga é o principal campeonato europeu de equipes. Pode ser colocado como a primeira divisão da Europa.
Datas para guardar
28 de outubro de 2020: Classificatório
1 de dezembro de 2020: Começo da temporada regular
22 de janeiro de 2021: Último dia da temporada regular
17 e 19 de março de 2021: Quartas-de-final
16 de abril de 2021: Semifinais
18 de abril de 2021: Final
Classificatório
Como reportado pelo Beta Basket, no dia 28 de outubro (quinta-feira) quatro equipes se enfrentam pela chance de figurar na temporada regular da Euroliga: Izmit Belediyespor (Turquia), Aluinvent DVTK Miskolcpara (Hungria), Spar Girona (Espanha) e ACS Sepsi (Romênia). Apenas duas vagas estão disponíveis para o torneio principal, cuja data de estreia é 1 de dezembro.
Esses são os duelos do Qualifier:
Jogo 1: Izmit Belediyespor (Turquia) x Aluinvent DVTK Miskolcpara (Hungria), às 18h
Jogo 2: Spar Girona (Espanha) x ACS Sepsi (Romênia), às 21h
O sistema é de confronto direto em partida única e os vencedores garantem vaga nos grupos A (vencedor do Jogo 1) e C da Euroliga (vencedor do Jogo 2). Os outros dois partem para os grupos B (perdedor do Jogo 1) e G (perdedor do Jogo 2) da Eurocopa.
Grupos
Jogadoras da WNBA na Euroliga
Essa lista foi compilada por mim, Roberta Rodrigues, e as incríveis colaboradoras Rébeca Valente e Isabella Mei. Fique à vontade para usar, contanto que os devidos créditos sejam dados. Pesquisamos de maneira independente e não copiamos de qualquer lugar.