Vera Cruz Campinas, o primeiro campeão de 2020 no Brasil
E uma apresentação oficial das colaboradoras da newsletter!
Olá amigos, tudo bem?
Esse fim de semana foi muito bom para o Beta Basket? O motivo? Fui convidada para falar ao vivo na Rádio CBN sobre a temporada de 2020 da WNBA no domingo de manhã. E por conta disso, muitos novos inscritos chegaram por aqui. Sejam todos bem-vindos a esse espaço onde o basquete feminino é prioridade e o respeito às atletas e profissionais é colocado acima de tudo.
Para quem perdeu, o programa ficou gravado no YouTube! A introdução começa a partir de 2:05:17, mas ao clicar no play já vai estar no ponto certo. Obrigada, Vinícius Moura, pelo convite!
Devido à visibilidade que a newsletter tem recebido nas últimas semanas, ou desde o começo da temporada da WNBA, tive a oportunidade — ou melhor, a honra — de receber dois e-mail muito especiais de duas mulheres demonstrando interesse em colaborar com a produção de conteúdo semanal. Uma delas é a Rébeca Valente, que vocês já tiveram a oportunidade de ler em algumas edições. A outra é a Isabella Mei, que estreia na próxima semana. Gostaria de apresentar nossa equipe formalmente aqui:
Quem puder, vai lá no Twitter e deixa uma mensagem motivadora para elas. Meu objetivo com o Beta Basket sempre foi criar uma rede de mulheres que visam o crescimento do basquete feminino através do jornalismo. E estamos chegando lá.
Criamos uma parceria, também, com o Rachão do Basquete Feminino, um coletivo formado por Ellen Vais, Aline Inocencio, MC Robys e Priscila Regina. Elas têm um projeto sensacional que promove a modalidade com o objetivo de empoderar meninas através do esporte.
Se você também quer fazer parte desse projeto, seja como redatora, ou design, ou redes sociais, ou edição de áudio (para o podcast!)… basicamente, qualquer habilidade que você tenha será bem-vinda, porque a prioridade é dar oportunidades!
Sem mais delongas, vamos lá…
Na Copa São Paulo, deu Vera Cruz…
Foto: Buenas Comunicação
O basquete feminino voltou no Brasil e teve a Copa São Paulo como seu evento principal para dar início aos trabalhos na quadra. Neste domingo, dia 11 de outubro, na cidade de Catanduva no interior paulista, o Vera Cruz Campinas se tornou campeão do torneio estadual ao derrotar o Basketball Santo André/APABA por 71 a 53. Tassia Carcavalli foi a cestinha do duelo final com 18 pontos.
Vale a pena assistir esse vídeo bem legal com os principais lances do Vera Cruz:
Um pouco mais cedo, Tietê Agroindustrial/Bax Catanduva e APAGEBASK/Guarulhos se enfrentaram para decidir a terceira colocação do torneio. Com o placar de 90 a 52, as donas de casa venceram e levaram o bronze.
…mas ainda tem mais basquete feminino paulista por aí!
Na sexta-feira, dia 16 de outubro, o Campeonato Paulista de Basquete Feminino começa sua temporada de 2020. Dois confrontos abrem o primeiro fim de semana do torneio:
SESI/Araraquara x Ituano Basquete, 16 de outubro, às 19h
Vera Cruz Campinas x Pró-Esporte/Sorocaba, 17 de outubro, às 11
Notícias do Velho Continente, por Rébeca Valente
Liga Portuguesa
As atletas brasileiras retornaram as quadras para mais uma rodada do campeonato português. As únicas que não jogaram no último final de semana foram Tati Pacheco e Bárbara Souza, do Vitória SC, e Julia Torres, do Olivais FC, pois suas equipes adversarias ainda estavam em quarentena devido a resultados positivos para a Covid-19.
O domingo foi dia de confronto de brasileiras, quando o GDESSA Barreiro (Jennifer Nonato e Aline Morais) enfrentou a União Sportiva (Gabriela Guimarães). Nonato e Moura venceram o encontro por 72 a 63. As nossas representantes fizeram um grande jogo: Jennifer anotou 16 pontos, 6 rebotes e 1 assistência, Aline veio logo atrás sendo a terceira jogadora com mais pontos da equipe, com 10 tentos, 6 recuperações e 1 passe. Gabriela saiu de quadra com 14 pontos e 8 rebotes.
Raphaella Monteiro, mais uma semana, liderou o Quinta dos Lobos à uma vitória contra o CPN-IMOPARTNER por 59 a 34, com 11 pontos, 17 rebotes e 3 assistências.
O GALITOS /CLÍNICA DR. SEMBLANO enfrenta uma situação difícil, pois ainda não conseguiu a sua primeira vitória no campeonato. Nessa rodada, perdeu por 55 a67 para o AD Vagos. Apesar da derrota, Aruzha Lima fez um bom jogo com 14 pontos, 3 rebotes e 2 assistências.
Liga Endesa
O Gernika Bizkaia de Nadia Colhado venceu sua segunda partida na liga por 84-62 contra o Ensino. A pivô anotou 6 pontos, pegou 5 rebotes e deu 1 assistência. Seu time figura na oitava colocação do campeonato.
Alana Gonçalo entrou em quadra no dia 10 de outubro para seu primeiro confronto como atleta do Melila Sport Capital Lasalle. Infelizmente, perdeu por 64 a 75 para o UCAM Jairis. Alana, porém, foi bem em quadra com 10 pontos e 4 assistências na súmula, a segunda maior pontuadora do time.
Liga Sueca
Débora Costa já entrou em quadra na Suécia. o Lulea Basket tem uma vitória e uma derrota no campeonato, e a brasileira está com uma média de 6 pontos, 2 rebotes e 5 assistências.