Beta Basket

Beta Basket

Share this post

Beta Basket
Beta Basket
Unrivaled estreia com inovação dentro e fora da quadra

Unrivaled estreia com inovação dentro e fora da quadra

Confira tudo o que você precisa saber sobre a nova liga de basquete feminino

Avatar de Roberta Rodrigues
Roberta Rodrigues
jan 17, 2025
∙ Pago
2

Share this post

Beta Basket
Beta Basket
Unrivaled estreia com inovação dentro e fora da quadra
Compartilhar

Para ter acesso à matéria completa, faça um upgrade para assinatura paga. Dessa maneira, você terá acesso a conteúdos exclusivos e jornalismo de basquete feminino da mais alta qualidade. Caso não possa pagar no momento, envie um e-mail para contato@betabasket.com.br para encontrarmos uma solução. O Beta Basket oferece bolsas.

Obtenha 20% off for 1 year

Unrivaled, a nova liga de basquete feminino 3v3, estreia nesta sexta-feira, às 21h (horário de Brasília) com grandes expectativas para os jogos inaugurais.

As regras da competição foram reveladas na quarta-feira por Kendra Andrews, da ESPN, e apresentam um formato inovador, incluindo uma pontuação definida para vitória, eliminando a possibilidade de prorrogação. No entanto, o estilo de jogo único não é a única forma de inovação do torneio.

Um dos destaques do Unrivaled é seu modelo centrado nos interesses das atletas. Fundada pelas finalistas da WNBA 2024 Breanna Stewart (New York Liberty) e Napheesa Collier (Minnesota Lynx), a liga oferece o maior salário médio nos esportes femininos, além de equidade e produção de jogos que competem com qualquer equipe profissional, masculina ou feminina. Jogadoras também têm à disposição tudo o que precisam, desde academia até suporte para cuidados infantis.

“Criamos Unrivaled para que tenhamos uma liga só nossa,” disse Stewart à Complex em julho.

+Unrivaled poderá ser assistido no Brasil através do YouTube

O Beta Basket passou a semana participando de coletivas de imprensa com jogadoras e técnicos da Unrivaled, e discutindo os elementos que podem fazer a diferença na WNBA. Confira os destaques abaixo.

Jogo rápido e espaçado

Skylar Diggins-Smith, Noelle Quinn are forging bond to Storm's benefit |  The Seattle Times
Skylar Diggins-Smith e Courtney Williams são duas jogadoras que devem se destacar por seu estilo de jogo rápido. Foto: Jennifer Buchanan/The Seattle Times

Apesar de ser inspirado no 3x3 jogado pela FIBA, o modelo de jogo do Unrivaled é completamente diferente e mais parecido com o 5x5, a começar pelo uso da quadra inteira com cestas em ambos os lados. No entanto, as dimensões do palco são menores do que o da WNBA e dos eventos olímpicos, com 15 metros de comprimento e 12 metros de largura.

O tempo de jogo também difere tanto da FIBA quanto da WNBA. Serão quatro quartos, porém, três de sete minutos e um último determinado pelo placar a ser atingido. Tal placar é definido adicionando 11 pontos à pontuação do time que está à frente ao fim do terceiro quarto. Complicado? Vamos simplificar:

Se o resultado até o terceiro quarto é de 57 a 50, o time vencedor será o que chegar a 68 pontos primeiro no período derradeiro, eliminando a possibilidade de prorrogação.

O tempo de posse de bola será de 18 segundos, diferente dos 24 da WNBA.

Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias

Assine Beta Basket para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Roberta Rodrigues
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar