Iowa x UConn: O jogo mais assistido da história
Os números não mentem: todo mundo assiste basquete feminino, mas a ESPN no Brasil insiste no retrocesso
South Carolina e Iowa jogam a final da NCAA em menos de uma hora. A partida tem de tudo para bater recordes: de audiência, de público, de pontos, e assim por diante. No Brasil, o jogo vai ser transmitido às 16h na ESPN3 e no Star+, canais de difícil acesso mesmo aos assinantes da ESPN no país. O retrocesso é de se lamentar.
A ESPN anunciou números incríveis relacionados ao confronto do Final Four da NCAA entre UConn e Iowa nessa sexta-feira (4/5). Com média de 14,2 milhões de telespectadores (pico de 17 milhões), o duelo se tornou o jogo de basquete mais assistido da história da emissora, incluindo campeonatos masculinos e femininos, profissionais ou universitários. Mas os recordes não param por aí.
Iowa x UConn também se tornou o segundo evento esportivo não relacionado a futebol americano já assistido na ESPN. O primeiro lugar é do jogo entre Estados Unidos e Portugal na fase de grupos da Copa do Mundo de futebol masculino de 2014, com média de 18,2 milhões de telespectadores.
De modo mais abrangente, envolvendo todas as emissoras dos Estados Unidos, inclusive as não-exclusivas a esportes, a semifinal da NCAA ainda demonstra força e magnitude, já que a média de 14,2 milhões teria colocado a transmissão como a 32ª mais assistida no horário nobre de 2023.
Se trouxermos para o contexto do Brasil, a performance televisiva de Iowa x UConn ficou bem perto à da final do Campeonato Brasileiro de 2023, que atingiu média de 23,7 pontos de audiência na Globo, equivalente a 16,4 milhões de telespectadores.
Não existe justificativa para ESPN chutar a transmissão da final de basquete feminino da NCAA para os seus canais de mais difícil acesso. O confronto só estará disponível ao vivo na ESPN 3, com reprise na ESPN 2 marcada para às 23h (horário de Brasília). Por outro lado, a final masculina já está com seu lugar garantido ao vivo na ESPN2 na segunda-feira.