Guia Beta Basket para os Playoffs da WNBA
Tudo que você precisa saber para acompanhar a pós-temporada
Valoriza o nosso trabalho? O Beta Basket agora aceita apoio de colaboradores através da plataforma Apoia-se. O valor arrecadado mensalmente será utilizado para desenvolvimento de estratégias de marketing, manutenção de plataformas e remuneração de colaboradores.
Siga-nos no Bluesky, Instagram e Twitter, e se inscreva no nosso canal do YouTube. Visite a nossa página Lojinha Beta Basket para não perder o lançamento em breve.
Bem-vindos aos playoffs da WNBA! A pós-temporada começa hoje, 22 de setembro, e o Beta Basket criou um guia para que o fã brasileiro de basquete feminino esteja bem informado sobre o que está por vir.
Não importa se essa é a sua primeira ou, como no meu caso, a sua 18ª temporada acompanhando a WNBA, a chegada dos playoffs sempre traz consigo grandes expectativas. Em um ano no qual todo tipo de recorde foi quebrado e a classificação só foi definida na última rodada, fãs, imprensa, e as próprias jogadoras estão se preparando para performances históricas.
*Um pedido especial: por favor, relevem alguns erros gramaticais que possam encontrar! Estou terminando esse texto às 5h depois de uma jornada semanal de 54 horas de trabalho.
Neste post, digerimos toda a informação necessária para empoderar nossos leitores dos mais diversos níveis de conhecimento da modalidade. De logísticas (equipes classificadas, datas etc.) a análises, pode ter certeza que você vai se sentir confiante para escolher um time para o qual torcer, fazer suas apostas, ou apenas cutucar seu amigo que torce para o time da moda.
Para facilitar sua leitura, esse texto usa uma linguagem talvez repetitiva, mas que é acessível a qualquer nível de proficiência da língua portuguesa, a fim de que brasileiros entendam a WNBA tal qual a NBA. Informação é poder!
Sem mais delongas, aproveite o conteúdo abaixo, e compartilhe com o máximo de pessoas possível para ajuda-los nessa jornada de conhecimento da WNBA.
Boa leitura!
Glossário:
Equipes e confrontos
Formato
Datas e horários
Análise dos confrontos e palpites Beta Basket
Quais as equipes classificadas e quais são os confrontos?
Na WNBA, dos 12 times que competem na temporada regular, os oito melhores colocados garantem vagas para os playoffs, independente da conferência que representam. Em 2024, essa foi a classificação final:
New York Liberty (32-8)
Minnesota Lynx (30-10)
Connecticut Sun (28-12)
Las Vegas Aces (27-13)
Seattle Storm (25-15)
Indiana Fever (20-20)
Phoenix Mercury (19-21)
Atlanta Dream (15-25)
Washington Mystics(14-26)Chicago Sky(13-27)Dallas Wings(9-31)Los Angeles Sparks(8-32)
Na primeira fase dos playoffs, o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo colocado enfrenta o sétimo, o terceiro colocado enfrenta o sexto e o quarto enfrenta o quinto. Sendo assim, os confrontos ficaram definidos da seguinte maneira:
New York Liberty (1) x Atlanta Dream (8)
Minnesota Lynx (2) x Phoenix Mercury (7)
Connecticut Sun (3) x Indiana Fever (6)
Las Vegas Aces (4) x Seattle Storm (5)
As quatro equipes que não se classificaram entram na loteria do draft e ganham uma das quatro primeiras escolhas do Draft de 2025.
Qual é formato dos playoffs?
Os playoffs da WNBA são compostos por três fases que seguem uma sequência 3-5-5 onde cada confronto é considerado uma série.
Na primeira fase, o vencedor de cada pareamento será definido em uma série melhor de três. Ou seja, quem ganhar dois jogos primeiro segue para a próxima etapa, as semifinais. Esse estágio é jogado em uma série melhor de cinco e quem ganhar três duelos garante vaga nas finais, que também é determinada em uma série melhor de cinco.
Esse é o chaveamento dos playoffs:
Datas e horários
New York Liberty x Atlanta
Jogo 1: Atlanta em New York, domingo, 22/9 às 14h
Jogo 2: Atlanta em New York, terça-feira, 24/9 às 20h30
Jogo 3*: New York em Atlanta, quinta-feira, 26/9 (horário não definido)
Minnesota Lynx x Phoenix Mercury
Jogo 1: Phoenix em Minnesota, domingo, 22/9, às 18h
Jogo 2: Phoenix em Minnesota, quarta-feira, 25/9, às 22h30
Jogo 3* Minnesota em Phoenix, sexta-feira, 27/9 (horário não definido)
Connecticut Sun x Indiana Fever
Jogo 1: Indiana em Connecticut, domingo, 22/9 às 16h
Jogo 2: Indiana em Connecticut, quarta-feira, 25/9 às 20h30
Jogo 3*: Connecticut em Indiana, sexta-feira, 27/9 (horário não definido)
Las Vegas Aces x Seattle Storm
Jogo 1: Seattle em Las Vegas, domingo, 22/9 às 23h
Jogo 2: Seattle em Las Vegas, terça-feira, 24/9 às 22h30
Jogo 3*: Las Vegas em Seattle, sexta-feira, 26/9 (horário não definido)
*se necessário
Análises e previsões
New York Liberty (32-8) x Atlanta Dream (15-25)
Com trajetórias distintas na temporada regular, o New York Liberty foi o primeiro time a garantir classificação para os playoffs, enquanto o Atlanta Dream cravou sua vaga apenas na última rodada. É difícil imaginar que o Liberty enfrente qualquer dificuldade nessa série, não apenas por ter sido a melhor equipe no geral, mas pelo domínio na campanha contra o Dream. Dos quatro jogos entre essas equipes no ano, New York venceu três, perdendo apenas o último (78 a 67). Outro fator que contribui para a preeminência do Liberty é a diferença na média de pontos. Enquanto este tem a segunda maior da temporada (86.4), seu adversário está na lanterna, com 77.0. É necessário, também, considerar o talento individual do Liberty, com Breanna Stewart e Sabrina Ionescu figurando entre as 10 maiores pontuadoras da temporada e Jonquel Jones contribuindo significativamente.
Palpites Beta Basket para essa série:
Roberta Rodrigues: New York Liberty (2-0)
Rébeca Valente: New York Liberty (2-0)
Isabella Mei: New York Liberty (2-1)
Minnesota Lynx (30-10) x Phoenix Mercury (19-21)
O Minnesota Lynx foi a grande surpresa da temporada. Com muitas mudanças na offseason, os principais power rankings da preseason colocavam o plantel liderado por Cheryl Reeve entre sexto e nono lugar. Mas a verdade é que o brilhantismo de Reeve não pode ser subestimado, e as peças que colecionou através da free agency e do draft montaram um quebra-cabeça perfeito. O domínio do Lynx foi cementado após o retorno do break olímpico, período no qual teve uma campanha de 13 vitórias e 2 derrotas, a melhor sequência pós pausa. Napheesa Collier liderou o elenco durante toda a temporada, inclusive sendo nomeada como uma das principais concorrentes aos prêmios e MVP e Defensora do Ano. O Phoenix Mercury, por outro lado, passou por uns mal bocados, inclusive terminando seus últimos 10 jogos da temporada com três vitórias e sete derrotas. Apesar de nomes como Diana Taurasi e Brittney Griner, a franquia passou por momentos turbulentos, com troca de técnico e até um novo dono. Contudo, apesar de o Lynx claramente ter uma vantagem e provavelmente vencer com facilidade, o Mercury tem nomes que, quando ativam seu modo playoffs, podem se tornar imbatíveis, e não apenas DT e BG. Sendo assim, pode ser uma série interessante.
Palpites Beta Basket para essa série:
Roberta Rodrigues: Minnesota Lynx (2-0)
Rébeca Valente: Minnesota Lynx (2-1)
Isabella Mei: Minnesota Lynx (2-0)
Connecticut Sun (28-12) x Indiana Fever (20-20)
Por ironia do destino, Connecticut Sun e Indiana Fever se enfrentaram na abertura da temporada e agora disputam entre si uma das cobiçadas vagas nas semifinais. Connecticut manteve vantagem sólida sobre Indiana (três vitórias e uma derrota) e, mais do que o apresentado em quadra, muitas polêmicas rodearam o confronto. Por ser casa da mega estrela Caitlin Clark, draftada pelo Indiana Fever em abril deste ano, a equipe esteve sob o holofote e qualquer adversário que tivesse algum tipo de altercação com a caloura se tornou alvo nas redes sociais, sendo DiJonai Carrington um dos principais nomes a sofrer nas mãos dos fãs de Clark. Sim, o basquete é a parte mais importante, mas nessa série o extra-quadra vai pesar MUITO. No fim, os fatores psicológicos podem ser os mais determinantes. De qualquer maneira, vai ser um duelo incrível, e talvez o segundo mais competitivo dessa primeira fase, perdendo apenas para o Las Vegas Aces x Seattle Storm.
Palpites Beta Basket para essa série:
Roberta Rodrigues: Connecticut Sun (2-1)
Rébeca Valente: Connecticut Sun (2-0)
Isabella Mei: Connecticut Sun (2-1)
Las Vegas Aces (27-13) x Seattle Storm (25-15)
Las Vegas Aces e Seattle Storm prometem alguns dos jogos mais emocionantes na primeira fase dos playoffs. Atual campeão da WNBA, Las Vegas passou por maus bocados no começo da temporada, mas se se reergueu e fechou sua campanha vencendo nove dos seus 10 últimos jogos. O Seattle Storm chegou aos playoffs em 2024 depois de ficar de foram em 2023, graças a movimentações da free agency, incluindo a chegada de Nneka Ogwumike e Skylar Diggins-Smith. É muito provável que o Aces passe com tranquilidade sobre o Storm, porém, o histórico entre essas equipes é de jogos emocionantes, com trocas de liderança, corridas inesperadas e duelos de gala de grandes estrelas. Essa série terá A’ja Wilson como protagonista, a candidata unânime ao prêmio MVP e a favorita ao de Defensora do Ano.
Palpites Beta Basket para essa série:
Roberta Rodrigues: Las Vegas (2-1)
Rébeca Valente: Las Vegas (2-1)
Isabella Mei: Las Vegas (2-0)