Queridos amigos,
Estou lisonjeada com o número de adeptos que temos a esse novo projeto logo no primeiro momento. Isso é prova de que o basquete feminino tem muita força e a busca por conteúdo exclusivo e de qualidade segue viva dentre aqueles que acompanham a modalidade.
Antes de começar a newsletter, gostaria de compartilhar alguns números com vocês:
- 83% das pessoas que vieram do Twitter SE INSCREVERAM para receber a newsletter.
- Mesmo sem propaganda, vários inscritos vieram de outros modos de distribuição online (Facebook, link direto etc).
- No total, 79% dos que visitaram a página acabaram se inscrevendo.
Agradeço, de coração, a todos vocês e peço um grande e único favor: compartilhem com seu amigos, colegas e familiares. Se você conhece alguém que curte basquete feminino, manda pra eles e vamos todos ter uma conversa super legal.
Sem mais delongas, vamos lá…
Hoje é o grande dia! A temporada de 2020 da WNBA vai começar e ao mesmo tempo que parece que demorou demais, também fica aquela sensação de que é muito cedo pra que tudo isso aconteça. Estamos no meio de uma pandemia global, disputas raciais intensas e uma crise econômica que assombra todas as classes. É tanta coisa ao mesmo tempo que esportes e entretenimento parecem estar lá no fundo da nossa mente, como uma memória distante, às vezes até tratado como um luxo trivial.
Os últimos dias, porém, mostraram que não é bem assim. O retorno de alguns campeonatos no Brasil e Estados Unidos, além dos que já estavam rolando na Europa, trouxeram um novo senso de alienação saudável, quase como uma anestesia, enquanto o “novo normal” segue alterando todo aspecto de como entendemos nossa rotina. E, sendo bem sincera, ainda bem!
Todos nós precisávamos disso, porque eventualmente vai ter vacina contra o COVID-19 e vamos todos poder encontrar e abraçar as pessoas que sentimos saudades, mas até lá ainda vai ser difícil. Então, obrigada, esportes, por existirem e trazerem nem que seja duas horas de calma pro nosso coração e mente.
Tendo dito isso, o que é importante saber sobre o retorno da WNBA? Em primeira lugar, a liga não está tratando a retomada do campeonato de maneira leve. Todos os protocolos de saúde e segurança estão sendo cumpridos à risca e a prova é que nenhuma das atletas teve resultado positivo no teste do coronavírus desde quando o período de quarentena terminou.
“A ciência e os fatos são o nosso norte. Estar aqui, seguindo todas as orientações do Centro de Controle de Doenças (CDC, órgão de saúde que controla todas as pandemias nos EUA e mundo) me trouxe uma clareza muito grande em relação a como podemos conter esse vírus se fizermos a coisa certa”, disse Cathy Engelbert, comissária da WNBA, durante coletiva à imprensa. “Nós estamos todos isolados na IMG Academy. Mesmo o estado da Florida tendo inúmeros casos novos diariamente, nada chegou aqui. Ou seja, dá certo e vamos continuar escutando o que os profissionais de saúde indicam.”
Vamos todos torcer para que tudo continue sob controle!
Teremos Brasil em quadra! Damiris Dantas é nome garantidíssimo no elenco do Minnesota Lynx. Nessa temporada, com a ausência de Maya Moore, por motivos pessoais, Seimone Augustus, que agora está no Los Angeles Sparks, e outras jogadoras dos anos de dinastia da equipe, a ala terá a grande chance de se tornar peça central no esquema tático de Cheryl Reeve.
(Imagem retirada do Instagram do Minnesota Lynx)
No jogo rápido, vamos lá…
Sue Bird e Breanna Stewart estão de volta e completam o elenco do Seattle Storm, que é um dos favoritos ao título.
Phoenix Mercury conta com o retorno de Diana Taurasi e a nova contratada, Skylar Diggins-Smith, para formar um Big 3 poderoso ao lado de Brittney Griner.
Sabrina Ionescu, a primeira escolha do draft, fará sua estréia como profissional hoje (25 de julho), às 13h (Brasília), na ESPN2, com o New York Liberty.
Elena Delle Donne vai receber seu salário normalmente mesmo escolhendo não jogar essa temporada. Decisão foi feita pela liga.
A WNBA lançou o WNBA Justice Movement, uma plataforma para ampliar a voz das jogadoras na luta por igualdade de raça e gênero.
E o vencedor do sorteio de um League Pass da WNBA é… Ana Luiza! No Twitter, @freshpryncess. Parabéns! Sua conta estará pronta hoje mesmo, antes da rodada começar.
Nos vemos na próxima edição do Beta Basket!
Você pode copiar trechos da newsletter, contanto que dê os devidos créditos.