Essenciais da semana: Brasil definido para o Pré-Olímpico, afronte brasileiro na NCAA, Free Agency da WNBA e muito mais
Seu resumo das principais notícias de basquete feminino da semana
Que tal se atualizar sobre o que rolou de mais importante no mundo do basquete feminino nos últimos dias? O Beta Basket traz um resumo para você ler rapidinho enquanto se prepara para o resto do fim de semana!
…A CBB anunciou o elenco final com as 12 jogadoras que representam o Brasil no Pré-Olímpico de Belém de 8 a 11 de fevereiro. As escolhidas são Débora Costa, Carina Martins, Tainá Paixão, Isabela Ramona, Leila Zabani, Vitória Marcelino, Vanessa Sassá, Damiris Dantas, Érika de Souza, Stephanie Soares, Licinara Bispo e Kamilla Cardoso. O técnico José Neto e as jogadoras que estão no exterior (Paixão, Ramona, Dantas e Cardoso) viajam para o Brasil no dia 2 de fevereiro e se juntam ao resto do time em Belém.
…A Alemanha, adversária do Brasil no Pré-Olímpico de Belém, também anunciou seu elenco para o campeonato. O destaque fica por conta das irmãs Sabally, Satou e Nyara, que atuam no Dallas Wings e New York Liberty, respectivamente. As outras 10 são Svenja Brunckhorst, Frieda Bühner, Jennifer Crowder, Leonie Fiebich, Luisa Geiselsöder, Sonja Greinacher, Marie Gülich, Alina Hartmann, Theresa Simon, Lina Sontag e Alexandra Wilke. Apesar de menos conhecidas, quatro dessas disputam a Euroliga, duas disputam a Eurocopa e uma joga na NCAA.
…Érika de Souza, pivô veterana da seleção brasileira, anunciou sua aposentadoria após os Jogos Olímpicos de Paris, caso o Brasil se classifique. Érika tem 26 anos de seleção adulta e representou o Brasil em quatro mundiais (2002, 2006, 2010 e 2014), três Olimpíadas (2004, 2012 e 2016), cinco edições da Copa América/AmeriCup (2005, 2011, 2019, 2021 e 2023) e três Sul-Americanos (2006, 2018 e 2022). Érika também jogou 12 temporadas na WNBA (2002, 2007-2017), conquistando um título com o Los Angeles Sparks em 2002 e disputando três finais com o Atlanta Dream (2010, 2011 e 2013).
…Na última quinta-feira, South Carolina e LSU se enfrentaram na NCAA, com a brasileira Kamilla Cardoso representando as Gamecocks e levando a melhor (placar final de 76 a 70) sobre as Tigers de Angel Reese. Cardoso marcou 11 pontos com 45% de aproveitamento e pegou 8 rebotes, além de distribuir 2 passes, 2 tocos e roubar 2 bolas. Kamilla também foi a única jogadora do time comandado pela técnica Dawn Staley a deixar sua marca em todas as estatísticas. Você pode encontrar o box score completo aqui, mas o destaque mesmo ficou por conta desse toco afrontoso.
…A Free Agency da WNBA está pegando fogo. Times foram liberados para negociar com jogadoras no dia 21 de janeiro e contratos começam a ser assinados no dia 1 de fevereiro. Os principais rumores de movimentação até o momento são a provável mudança de Nneka Ogwumike para o Seattle Storm e Elena Delle Donne de saída do Washington Mystics. Quais são os seus palpites para o future dessas duas jogadoras?