Olá amigos, tudo bem?
Que dias de basquete feminino temos tido, hein? Mas antes de prosseguir com a newsletter, um breve esclarecimento: nessa semana eu comemorei ambos meu aniversário de 29 anos e o de um ano de casamento. Por isso o envio tardio. Acredito que foi uma breve pausa merecida para apreciar a pessoa que mais tem me apoiado nesse processo de reestruturação da minha cobertura de basquete feminino: minha esposa.
Desde quando a temporada da WNBA começou eu paro de 3 a 7 horas por dia para acompanhar os jogos e estudar os movimentos sociais que têm sido os grandes protagonistas deste ano. Tudo isso afeta a vida de quem tem compromissos com a família, e mesmo sabendo que poderíamos engajar em atividades que abrangem mais interesses em comum, eu tenho a sorte de ter uma parceira que senta comigo todos os dias para assistir jogos e ficar à par das novidades. Na verdade, agora ela é uma grande fã da liga e de algumas atletas em especial (alô Damiris Dantas e Sue Bird, vocês têm uma fã número 1 no Brooklyn).
Tendo isso em mente, eu aproveito o momento para anunciar os próximos passos do Beta Basket. Desde a primeira semana do anúncio da newsletter a adesão tem sido massiva! Eu realmente não esperava termos quase 200 inscritos antes do fim da atual temporada da WNBA e estamos quase lá. Como anunciei no Twitter, quando atingimos essa marca vou poder investir em contratar alguém para ajudar com algumas coisas pontuais, como pesquisa e divulgação.
Por enquanto, isso não é possível, mas sinto que é hora de expandir o conteúdo para atender o interesse de vocês, caros leitores, da maneira mais completa possível. Até a semana passada eu enviava uma edição por semana, e é aí que vem a maior mudança: a partir da próxima terça-feira teremos DUAS edições por semana, uma na terça-feira e a outra na quarta-feira. Além de um podcast por mês!
Até agora a maior parte do conteúdo enviado tem sido de análises extra-quadra e contexto social. Sinto falta, porém, de atualiza-los com mais detalhes sobre o que acontece em quadra durante as rodadas da WNBA, LBF e campeonatos europeus. Os compromissos do basquete feminino ainda tem pouca cobertura e o dia-a-dia não repercute como seus equivalentes masculinos.
Por exemplo, nessa semana Damiris Dantas, a única brasileira na WNBA em 2020, bateu três recordes na mesma noite e ainda marcou seu nome no histórico de pontuações em um só jogo entre suas conterrâneas. Titular contra o Chicago Sky, na quarta-feira, Damiris marcou 28 pontos, ultrapassando os 19 que havia feito anteriormente contra o Phoenix Mercury na temporada e os 22, contra o Las Vegas Aces no ano passado.
Além disso, Dantas ultrapassou Érika de Souza, cuja maior pontuação na WNBA é de 27 pontos, com o Atlanta Dream. Com isso, a jogadora do Minnesota Lynx é, agora, a terceira brasileira com a maior pontuação em um único jogo na WNBA. Iziane é a primeira (32) e Janeth a segunda (28). Vale ressaltar, ainda que Damiris teve 100% de aproveitamento em bolas de três pontos com 5 arremessos certeiros, estatística abaixo apenas de Maya Moore.
Ainda falando de recordes, Courtney Vandersloot, do Chicago Sky, teve 18 assistências na segunda-feira contra o Indiana Fever, o maior número em uma única partida. Na quarta-feira, Allie Quigley, sua esposa e companheira de equipe, se tornou a maior cestinha da história da franquia, com 3002 pontos.
Com a temporada regular chegando ao fim, também há seis times já classificados para os playoffs: Seattle Storm, Las Vegas Aces, Los Angeles Sparks, Minnesota Lynx, Chicago Sky e Phoenix Mercury. Connecticut Sun, Dallas Wings, Indiana Fever e Washington Mystics brigam pelas duas últimas vagas que restam.
Enfim, apenas uma newsletter por semana não é o suficiente para falar sobre tudo isso com o cuidado necessário. Como vocês sabe, eu gosto de dar a vocês a abordagem mais completa e verídica, nos mínimos detalhes. Por isso, vou dividir as edições em quadra e extra-quadra.
Estou muito animada e espero que vocês também. Não pretendo abrir uma opção paga um financiamento coletivo, mas se alguém tem interesse em colaborar financeiramente, oferecer patrocínio, parceria ou divulgação, por favor, me mande um e-mail em rodrigues.f.roberta@gmail.com.