Beta Basket, o retorno: os 11 times da LBF e as 12 jogadoras da Austrália.
Pois é, amigos. O Beta Basket voltou, e desta vez é pra valer!
Hoje quem vos escreve sou eu, Roberta Rodrigues, fundadora e editora-chefe do Beta Basket. Há tres anos e meio, no dia 22 de junho de 2020, eu criei essa newsletter para levar notícias do basquete feminino no Brasil e no mundo até você. Rapidamente, o que era para ser um update semanal se tornou um grande projeto que une algumas das minhas maiores paixões: basquete feminino, justiça social, e jornalismo.
Rapidamente nos tornamos um grande portal de notícias—o primeiro para a cobertura exclusiva de basquete feminino na América Latina—com uma equipe de sete mulheres cobrindo a modalidade 24 horas. Em 2021 fui contratada por uma equipe da WNBA e precisei abrir mão desse projeto para evitar conflitos de interesse, porém, a ideia continuou viva e duas pessoas da nossa equipe, Isabella Mei e Rébeca Valente, seguraram as pontas nas redes sociais.
Nesse meio tempo, ambas foram recrutadas para colaborar com a NBA Brasil na produção do Semana W e Rébeca foi contratada pela Unimed Campinas, time com maior quantidade de títulos na Liga de Basquete Feminino. Hoje, o sucesso de ambas é um dos maiores orgulhos da minha carreira, afinal, meu objetivo sempre foi abrir portas e criar oportunidades para mulheres no esporte.
Mesmo seguindo com minha carreira na WNBA, eu sentia muita falta de escrever para o meu público preferido: o brasileiro. A coberta de basquete feminino no país ainda é escassa ou então amadora e focada no jogo-a-jogo nas redes sociais. A proposta do Beta Basket sempre foi trazer profundidade e profissionalismo na cobertura da modalidade, com análises e críticas. E é isso que vamos voltar a trazer para vocês!
Então, se inscreva no Beta Basket para seguir recebendo nossos updates e nos siga no Twitter e Instagram para ficar em dia com as notícias de basquete feminino!
Campeão da LBF 2023, SESI Araraquara retorna para a temporada de 2024. (Foto: João Pires/LBF)
LBF anuncia número histórico de 11 equipes para a temporada de 2024
A Liga de Basquete Feminino (LBF) anunciou, no dia 19 de janeiro, as equipes confirmadas na temporada de 2024. Além do retorno de todos os oito times da LBF 2023, três novos participantes entram para a competição: Corinthians, São José Basketball e Ponta Grossa Basquete/LDPG, somando 11 no total, um recorde para o torneio.
O alvinegro paulista chega à LBF como um clube independente pela primeira vez, tendo participado das temporadas 2015/2016 e 2016/2017 em parceria com Americana e conquistado o título nacional em seu segundo termo. São José, um nome conhecido no basquete nacional, retorna após um hiatus de nove anos. Ponta Grossa é único estreante sem história recente na LBF e a primeira equipe do estado do Paraná a entrar no torneio.
A LBF 2024 começa no 1 de março, mais cedo do que os anos anteriores, e terá 110 jogos na temporada regular.
Confira a lista completa dos times da LBF 2024:
AD Santo André (SP)*
Bax Catanduva (SP)*
Corinthians (SP)**
Ituano (SP)*
Ponta Grossa Basquete/LDPG (PR)**
Sampaio Basquete (MA)*
São José Basketball (SP)**
SESI Araraquara (SP)***
Sodiê Mesquita (RJ)*
Unimed Campinas Basquete (SP)*
Unisociesc/Blumenau (SC)*
*Equipes que disputaram a temporada 2023
**Novas equipes
***Equipe campeã da LBF 2023
O Beta Basket trará notícias com movimentação de jogadoras para a LBF 2024 em breve.
Seleção da Austrália, bronze no mundial de 2022, anuncia elenco para pré-olímpico que conta com lenda Lauren Jackson. (Foto: AFP)
Austrália anuncia elenco para o pré-olímpico de Belém
A seleção da Austrália, que compete no Pré-Olímpico de Belém entre o dias 8 e 11 de fevereiro, anunciou os 12 nomes que virão para o Brasil em busca de uma vaga nas Olimpíadas de Paris.
Comandada pela técnica Sandy Brondello, a lista conta com oito jogadoras que fizeram parte do elenco que terminou com a medalha de bronze no mundial de 2022: Tess Madgen, Cayla George, Marianna Tolo, Lauren Jackson, Ezi Magbegor, Bec Allen, Sara Blicavs, Sami Whitcomb. As outras quatro que se juntam às Opals pela primeira vez são Alanna Smith, Jade Melbourne, Isobel Borlase a Steph Reid.
Além de Austrália e Brasil, os outros dois membros do grupo de quatro países que disputam três vagas para as Olimpíadas são Alemanha e Sérvia. Até a publicação desta newsletter, os últimos mencionados ainda não anunciaram seu elenco.
Fique ligado na sua caixa de entrada. O Beta Basket volta já já com mais notícias direto na sua caixa de entrada!